Praticando Fisio

"Sua jornada na fisioterapia começa aqui"

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL SES-GO – 2022

Postado em setembro 6, 2021 por



Os Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde da SES-GO, terão a duração de 24 meses, sendo a carga horária total do curso 5.760 horas, distribuídas em 60 horas semanais, sendo 1.152 horas (20%) de atividades teóricas e teórico-práticas e 4.608 horas (80%) de atividades práticas. Para cada ano de curso, o residente gozará 30 dias de férias.

O curso será realizado em tempo integral, em regime de dedicação exclusiva, portanto, o profissional de saúde residente não poderá desenvolver outras atividades profissionais remuneradas, nos 24 ou 36 meses do período de realização do curso, conforme a Lei Federal nº 11.129/2005. Também o profissional de saúde residente não poderá fazer cursos de pós-graduação, lato sensu ou stricto sensu (especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado, livre-docência), concomitantes ao curso de residência, durante os 24 ou 36 meses do período de realização da residência, conforme os regulamentos dos Programas de Residências Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde da SES-GO e Portaria nº 350/2015-GAB/SES-GO, de 25 de junho de 2015.

A titulação conferida pelos programas/cursos vinculados à COREMU/SES de acordo com a área será:
a) Residência em Área Profissional da Saúde, Modalidade Multiprofissional, Área de Concentração em Urgência e Trauma. “Especialista em Urgência e Trauma”;
b) Residência em Área Profissional da Saúde – Atenção Clínica Especializada, Modalidade Multiprofissional, Área de Concentração em Endocrinologia. “Especialista em Atenção Clínica Especializada – Endocrinologia”;
c) Residência em Área Profissional da Saúde – Atenção Clínica Especializada, Modalidade Multiprofissional, Área de Concentração em Infectologia. “Especialista em Atenção Clínica Especializada – Infectologia”;
d) Residência em Área Profissional da Saúde, Modalidade Uniprofissional, Área de Concentração em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. “Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial”;
e) Residência em Área Profissional da Saúde, Modalidade Multiprofissional, Área de Concentração em Saúde Funcional e Reabilitação. “Especialista em Saúde Funcional e Reabilitação”;
f) Residência em Área Profissional da Saúde, Modalidade Uniprofissional, Área de Concentração em Enfermagem Obstétrica. “Especialista em Enfermagem Obstétrica”.
1.8 Os certificados terão validade nacional e serão emitidos pela instituição de ensino formadora, Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA), nos termos das legislações vigentes.
1.9 Os Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, vinculados à Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, oferecerão 70 (setenta) vagas, distribuídas conforme Quadros 2 a 9.

INSCRIÇÃO – Residência SES/GO

O candidato, antes de realizar a inscrição, deverá preencher o formulário de cadastro de informações pessoais, no Portal do Candidato, e enviar, via upload, fotografia individual, tirada no máximo nos últimos 12 (doze) meses anteriores à data de publicação do Edital.

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá:
a) acessar o endereço eletrônico a partir da data de abertura de inscrição 16/09 até às 12h00 de 15/10/21 (horário oficial de Brasília/DF.
b) preencher todos os campos do formulário de inscrição, conferir os dados digitados e confirmá-los;
c) escolher a Área Profissional para a qual pretende concorrer;
d) gerar o formulário de inscrição. Esse formulário é o documento que certifica ao candidato a efetivação, no sistema
do Centro de Seleção da UFG, da solicitação de inscrição na Área Profissional escolhida, com seus respectivos dados;
e) gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU), exceto os candidatos beneficiados com a isenção do pagamento da taxa de inscrição no valor da inscrição será de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais).
f) efetuar o pagamento, exceto os candidatos beneficiados com a isenção do pagamento da taxa de inscrição. A GRU só poderá ser paga a partir de 24h de sua emissão.
O candidato deverá optar por apenas uma Área Profissional, sem possibilidade de alteração.
Após a confirmação dos dados de inscrição, caso necessite ou deseje, o candidato poderá efetuar uma nova inscrição, respeitado o prazo previsto no Cronograma do Processo Seletivo (Anexo I).

Da isenção do pagamento da taxa de inscrição
O benefício de isenção do pagamento da taxa de inscrição poderá ser concedido, mediante solicitação expressa e o preenchimento dos requisitos estabelecidos na Resolução CNRM nº 07, de 20 de outubro de 2010.
A solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição deve ser realizada de 16 a 20/09/21.
Será concedida a isenção para os candidatos que atenderem a um dos seguintes critérios estabelecidos na Resolução CNRM nº 07, de 20 de outubro de 2010:
a) valor da taxa de inscrição superior a 30% (trinta por cento) do vencimento/salário mensal do candidato, quando não tiver dependente;
b) valor da taxa de inscrição superior a 20% (vinte por cento) do vencimento/salário mensal do candidato, quando possuir até dois dependentes;
c) valor da taxa de inscrição superior a 10% (dez por cento) do vencimento/salário mensal do candidato, quando tiver mais de dois dependentes;
d) declarar-se impossibilitado de arcar com o pagamento da taxa de inscrição e comprovar renda familiar mensal igual ou inferior a três salários mínimos ou renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos;
e) ter inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, devendo indicar no ato da inscrição o Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo Cadastro Único;
f) comprovar ser membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135/2007.
O candidato que tiver custeado, com recursos próprios, curso preparatório para o Processo Seletivo não
poderá solicitar isenção da taxa de inscrição
.

DAS FASES DO PROCESSO SELETIVO – Residência SES GO


O Processo Seletivo será realizado em 2 (dois) fases:
a) Primeira Fase (classificatória e eliminatória): Prova Objetiva (PO) para todas as Áreas Profissionais;

Da Primeira Fase – Prova Objetiva
A Prova Objetiva é classificatória e eliminatória, sendo eliminado do Processo Seletivo o candidato que não obtiver, no mínimo, 50% do total de pontos dessa prova e versará sobre:
a) conhecimentos comuns a todas as áreas (saúde pública); 15 Questões;
b) conhecimentos específicos para a Área Profissional escolhida; 35 Questões;
As questões serão do tipo múltipla escolha com 4 (quatro) alternativas (A, B, C, D), das quais apenas uma é correta.
A Prova Objetiva será avaliada numa escala de 0,0 (zero) a 100,0 (cem) e somente serão classificados aqueles candidatos com nota mínima 50,0 (cinquenta).
Os programas das provas e a bibliografia sugerida constam no Anexo IV do Edital.

b) Segunda Fase (somente classificatória): i) Análise e Defesa do Currículo para os candidatos ao Programa de Residência em Área Profissional da Saúde, modalidade Uniprofissional, área de concentração em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; ii) Análise do Currículo para as demais Áreas Profissionais.

Da Segunda Fase – Análise do Currículo
Os candidatos aprovados na Primeira Fase ficam convocados para envio do Currículo, no período previsto no Cronograma do Processo Seletivo. Todos os certificados e declarações devem ser específicos para a Área Profissional requerida no processo seletivo. Certificados e declarações de outros cursos de graduação ou tecnológicos serão desconsiderados. A análise do Currículo, de caráter apenas classificatório, terá pontuação máxima de 100,0 (cem) pontos e será realizada conforme os critérios especificados no Quadro 10 do Edital.

PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA OBJETIVA – Residência SES/GO


A Prova Objetiva será aplicada na cidade de Goiânia-GO, na data prevista para: 14 de Novembro de 2021.
A Prova Objetiva terá duração de 4 (quatro) horas.
A Prova Objetiva poderá ser realizada tanto no período matutino quanto no período vespertino.
Iniciada a prova, o candidato somente poderá retirar-se do local de realização da prova com a devida liberação dada pelo coordenador local e após terem decorridas 2 (duas) horas de prova, sendo permitido ao candidato levar o Caderno de Questões;

Os resultados/atos serão divulgados no endereço eletrônico: www.cs.ufg.br

Provas SES-GO 2020: https://centrodeselecao.ufg.br/2021/coremu-ufg/sistema/provas_gabaritos/provas_gabaritos_preliminar_coremu_goiania_2021.html

Acesse o edital e cronograma completo do Processo Seletivo da Residência Multiprofissional COREMU SES-GO:
https://centrodeselecao.ufg.br/2022/coremu-ses/sistema/arquivos/ANEXO_I_CRONOGRAMA.pdf
https://centrodeselecao.ufg.br/2022/coremu-ses/sistema/arquivos/EDITAL_ABERTURA_COREMU_SES_2022.pdf

Bibliografia especifica para Fisioterapia:

FISIOTERAPIA – 35 QUESTÕES
 Anatomia humana, fisiologia e fisiopatologia geral.
 Desenvolvimento neuropsicomotor.
 Cinesiologia e biomecânica aplicada à fisioterapia: fundamentos do movimento humano.
 Propedêutica em fisioterapia: semiologia e anamnese.
 Diagnóstico clínico e cinético funcional: objetivos e condutas, fisioterapêuticas na assistência ao paciente neurológico.
 Diagnóstico clínico e cinético funcional: objetivos e condutas, fisioterapêuticas na assistência ao paciente ortopédico.
 Diagnóstico clínico e cinético funcional: objetivos e condutas, fisioterapêuticas na assistência ao paciente pediátrico.
 Diagnóstico clínico e cinético funcional: objetivos e condutas, fisioterapêuticas na assistência ao paciente crítico.
 Diagnóstico clínico e cinético funcional: objetivos e condutas, fisioterapêuticas na assistência ao paciente cardiorrespiratório.
 Diagnóstico clínico e cinético funcional: objetivos e condutas, fisioterapêuticas na assistência ao paciente geriátrico.
 Diagnóstico clínico e cinético funcional: objetivos e condutas, fisioterapêuticas na assistência ao paciente portador de doenças crônicas não transmissíveis.
 Diagnóstico clínico e cinético funcional: objetivos e condutas, fisioterapêuticas na assistência ao paciente na assistência aos portadores de doenças infecciosas, parasitárias e infectocontagiosas.
 Recursos e técnicas fisioterapêuticas: cinesioterapia, hidroterapia, eletrotermofoterapia, mecanoterapia, assistência
ventilatória invasiva e não invasiva, e terapia manual.
 Atuação da fisioterapia na promoção e prevenção da saúde.
 Código de ética. Legislação profissional.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS – Residência SES/GO:
ADLER, S.S. PNF: Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva. 2 ed. São Paulo: Manole, 2007.
ASSIS, R.D. Condutas Práticas em Fisioterapia Neurológica. São Paulo: Manole, 2012.
ASSOCIAÇÃO DE MEDICINA INTENSIVA BRASILEIRA. I Consenso Brasileiro de Ventilação Mecânica em Pediatria e Neonatologia. São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2015/02/I-CONSENSOBRASILEIRO-DE-VENTILACAO-MECANICA-EM-PEDIATRIA-E-NEONATOLOGIA.pdf Acesso em: 28 ago. 2018.
ASSOCIAÇÃO DE MEDICINA INTENSIVA BRASILEIRA; SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E
TISIOLOGIA. Diretrizes brasileiras de Ventilação Mecânica. São Paulo, 2013. Disponível em:
https://interfisio.com.br/imagens/artigos/2013/Diretrizes-AVM-AMIB-SBPT-2013.pdf Acesso em: 28 ago. 2018.
BACH JR. Guia de exame e tratamento das doenças neuromusculares. São Paulo: Livraria Santos, 2004.
BRITO, R.R; BRANT, T.C.S.; PARREIRA, V.F. Recursos Manuais e Instrumentais em Fisioterapia Respiratória. 2 ed. São
Paulo: Manole, 2014.
CAMPOS JÚNIOR, D.; BURNS, D.A.R. Tratado de Pediatria: Sociedade Brasileira de Pediatria. 3 ed. São Paulo: Manole,2014.
CARDEAL, J.O; FONTES, S,V; FUKUJIMA, M,M. Fisioterapia Neurofuncional. São Paulo: Atheneu, 2006.
CARR, J. H., SPHEPHERD, R. B. Reabilitação Neurológica: Otimizando o Desempenho Motor. Barueri: Manole, 2008.
CAVALHEIRO, L.V.; GOBBI, F.C.M. Fisioterapia Hospitalar: Coleção Manuais de especialização Albert Einstein. São
Paulo: Manole, 2012.
COFFITO. Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Código de Ética. Disponível em:
https://www.coffito.gov.br/nsite/?page_id=2346 Acesso em: 28 ago 2018.
COHEN, H. Neurociência Para Fisioterapeutas: Incluindo Correlações Clínicas. 2 ed. São Paulo, Manole, 2001.
CORDEIRO, A.L.L.; SARMENTO, G.J.V. Fisioterapia Motora Aplicada ao Paciente Crítico: do Diagnóstico à Intervenção.
1 ed. São Paulo: Manole, 2019.
DAVID, Cid Marcos. Ventilação Mecânica: da fisiologia à prática clínica. Rio de Janeiro: Revinter, 2011.
DELISA, J.A. Tratado de Medicina de Reabilitação: Tratado de medicina de reabilitação: princípio e prática. 3 ed. São
Paulo: Manole, 2002.
DOURADO, Victor Zuniga. Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Pulmonar: Princípios Fisiológicos para Prescrição e
Avaliação dos Resultados. Rio de Janeiro: Revinter, 2011.
FALOPPA F; ALBERTONI M. Ortopedia e Traumatologia: Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar da UNIFESPEPM. São Paulo: Manole, 2008.
FU, C.; SCHUJMANN, D. Reabilitação e Mobilização Precoce em UTI: Princípios e Práticas. 1ªed. São Paulo: Manole,
2019.
FREITAS, E.V.; PY, L. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 3ªed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
GAMBARATO, G. Fisioterapia Respiratória em Unidade de Terapia Intensiva. São Paulo: Atheneu, 2006.
HAZINSKI, Mary Fran, RN, MSN. Guidelines CPR e ECC: Destaques das Diretrizes da American Heart Association para
RCP e ACE. 2010. Disponível em: http://www.heart.org/idc/groups/heartpublic/@wcm/@ecc/documents/downloadable/ucm_317343.pdf Acesso em: 28 ago. 2018.
HEBERT S; XAVIER R. Ortopedia e traumatologia: Princípios e Prática. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
HERRERA, J.E; COOPERG. Manual de medicina musculoesquelética. Porto Alegre: Artmed, 2009.
KAPANDJI, I.A. Anatomia Funcional. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
KAPANDJI, I.A. Fisiologia Articular: Esquemas Comentados de Mecânica Humana. 6ªed.. Madrid: Editora Médica
Panamericana, 2008.
KENDALL, F.O. Músculos: Provas e Funções Musculares, 5 ed. São Paulo: Manole, 2007.
KISNER, C.; COLBY, L.A. Exercícios terapêuticos: Fundamentos e Técnicas. 5 ed. São Paulo: Manole, 2009.
KNOBEL, Elias. Condutas no Paciente Grave. 4 ed. São Paulo: Atheneu, 2016.
KNOBEL, Elias. Terapia Intensiva: Pneumologia e Fisioterapia Respiratória. Rio de Janeiro: Atheneu, 2004.
LENT, Toverto. Cem Bilhões de Neurônios: Conceitos e Fundamentos de Neurociência. São Paulo: Atheneu, 2004.
LIPPERT, L. Cinesiologia Clínica e Anatomia. 5ªed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
LUNDY-EKMAN, Laurie. Neurociência: fundamentos para reabilitação. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
MACHADO, Ângelo B. M. Neuroanatomia Funcional. Rio de Janeiro: Atheneu, 1991
MACHADO, Maria da Glória Rodrigues. Bases da Fisioterapia Respiratória: Terapia Intensiva e Reabilitação. Guanabara
Koogan, 2008.
MAGEE, David J. Manual para Avaliação Musculoesquelética: Atlas e Vídeo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
MARINO, P.L. Compêndio de UTI. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
MUNIZ, Y.A; BRAIDE, A.S.G.; MORAIS, M.C.S.; MACIERA, C.L.; BRITO, M.S.R.; VIANA, M.C.C. Estratégias de
desmame da ventilação mecânica em uma unidade de terapia intensiva. ASSOBRAFIR Ciência. 2015 Abr;6(1):31-39.
Disponível em: www.uel.br/revistas/uel/index.php/rebrafis/article/download/19923/16188 Acesso em: 28 ago. 2018.
NÁPOLIS, Lara Máris, Luciana Dias Chiavegato, Oliver Nascimento. Série Atualização e Reciclagem em Pneumologia:
Fisioterapia Respiratória. v. 3, São Paulo: Atheneu, 2011.
O’SULLIVAN; SUSAN, B.; THOMAS, J. S. Fisioterapia: Avaliação e Tratamento. 5 ed. São Paulo: Manole, 2010.
PRADO, Cristiane do; VALE, Luciana Assis. Fisioterapia neonatal e pediátrica. São Paulo: Manole, 2012.
PRENTICE, William E.; VOIGHT, Michael L. Técnicas em Reabilitação Musculoesquelética. Porto Alegre: Artmed, 2003.
REGENGA, M.M. Fisioterapia em cardiologia: da Unidade de Terapia Intensiva à reabilitação. 2 ed. São Paulo: Roca,
2014.
ROWLAND, Lewis. MERRITT: Tratado de Neurologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
SARMENTO, G.J.V. O ABC da Fisioterapia Respiratória. 2 ed. São Paulo: Manole, 2015.
SARMENTO, G.J.V. Princípios e Práticas de Ventilação Mecânica em Pediatria e Neonatologia. São Paulo: Manole, 2011.
SARMENTO, G.J.V. Recursos em Fisioterapia Cardiorrespiratória. São Paulo: Manole, 2012.
SARMENTO, George Jerre Vieira. Fisioterapia Respiratória em Pediatria e Neonatologia. 1 ed. São Paulo: Manole, 2007.
SARMENTO, George Jerre Vieira. Fisioterapia respiratória no paciente crítico. 2 ed. São Paulo: Manole, 2007.
SKINNER, A.T e THOMSON, A.M. Duffield: Exercícios na Água. 3 ed. São Paulo: Manole, 1985.
SMITH, L. K. et al. Cinesiologia Clínica de Brunnstrom. 6 ed. Barueri-SP: Manole, 2014.
STOKES, Maria. Neurologia para fisioterapeutas. São Paulo: Panamericana, 2000.
SUASSUNA, V.A.L.; MOURA, R.H.; SARMENTO, G.J.V.; POSSETTI, R.C. Fisioterapia em Emergência. Barueri, SP:
Manole, 2016.
THOMSON, Ann. Fisioterapia de Tidyy. 12 ed. São Paulo: Livraria Santos, 1994.
UMPHRED, Darcy. Reabilitação Neurológica. 4 ed. São Paulo: Manole, 2004.
UMPHRED, Darcy; CARLSON, Constance. Reabilitação Neurológica Prática. 1 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 2007.
VALIATTI, J.L.S.; AMARAL, J.L.G.; FALCÃO, L.F.R. Ventilação Mecânica: Fundamentos e Prática. 1ªed. Rio de Janeiro: Roca, 2016.
WEST, John B. Fisiologia Respiratória Moderna. 6 ed. São Paulo: Manole, 2000.
WEST, John B. Fisiopatologia Pulmonar: Princípios Básicos. 8 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
WHITING, William C. Biomecânica Funcional e das Lesões Musculoesqueléticas. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara
Koogan, 2009.
WILKINS, Robert L. – Stoller, James K. – Kacmarek, Robert M. Egan Fundamentos da Terapia Respiratória. 9 ed. Rio de
Janeiro: Elsevier, 2009.
WILMORE, Jack H. Fisiologia do Esporte e do Exercício. 4 ed. Barueri-SP: Manole, 2010

Comentários